sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Continuando...

Grammelot é uma palavra de origem francesa, inventada pelos cômicos dell´arte e italianizada pelos venezianos, que pronunciam gramlotto. Apesar de não possuir um significado intrínsico, sua mistura de sons consegue sugerir o sentido do discurso. Trata-se portanto de um jogo onomatopáico articulado com arbitrariedade, mas capaz de transmitir, com o acréscimo de gestos, ritmos e sonoridades particulares, um discurso completo. (p.97)

Para execução do grammelot, porém, é quase impossível ditar regras e muito menos sistematizá-las. Precisamos trabalhar com intuição, fundamentados em um saber praticamente subterrâneo, sendo inviáveis o establecimento de um método definitivo e a transmissñao do conhecimento em detalhes. (p.98)

Para se contar uma história em grammelot é necessário possuir uma bagagem dos esteriótipos sonoros e tonais mais evidentes de um idioma, além de uma clara consciência de seus ritmos e cadências. (p.99)

Recapitulando: sons onomatopéicos, gestualidade limpa e evidente, timbres, ritmos e coordenação e principalmente, uma grande síntese. (p.100)

Nenhum comentário: