sábado, 8 de setembro de 2007

Alguns INSTANTES com Jorge Luís Borges

Esta imagem é para completar nosso imaginário sobre a "Biblioteca de Babel" :


Ao ler Jorge Luis Borges novamente no blog de um amigo, lembro-me de quando o li pela primeira vez... Eu, jovem sem muitas referências, me deparei com um dos seus escritos mais conhecidos e agora recordo suas palavras em minha velha agenda... ali está a cópia realizada a mão e caneta azul, no final do ano de 1993...

Continuo achando lindo essas palavras de Borges, acredito que elas chegaram até mim por meio de meu querido irmão, mas ao ler lembro muito de meu pai que tanto amo (hoje já está com 73 anos) e continua me ensinando TUDO sobre a VIDA.


Então, aí vai: "INSTANTES"


"Se pudesse viver novamente minha vida na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, me relaxaria mais, seria menos higiênico, correria mais riscos, faria mais viagens, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios, iria a mais lugares que nunca houvesse ido, comeria mais sorvetes e menos legumes, teria mais problemas reais e menos imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensa e prolificante cada minuto de sua vida, claro que tive momentos de alegria, porém se não o sabem, disso é feita a vida, de momentos, não te percas do agora, eu era um desses que nunca iam a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuvas e um paraquedas; se pudesse voltar a viver viajaria mais leve. Se pudesse voltar a viver começaria a andar descalço ao princípio da primavera e seguiria assim até concluir o outono, daria mais voltas de carrossel, contemplaria mais amanheceres e brincaria mais com as crianças se tivesse outra vida por diante. Porém já veja, tenho 85 anos e sei que estou morrendo."



2 comentários:

Manu disse...

Na biblioteca infinita de Borges, estão todos os livros possíveis. E, para cada um existe um livro muito especial, a saber, aquele que narra em detalhes tudo que vivemos até agora, inclusive narra o o que está acontecendo agora - que você está lendo estas palavras - e segue revelando tudo que acontecerá até à morte.

Este blog, já está escrito e perde-se em algum dos hexágonos...

Será que ao final da vida, ao completar 85, poderemos querer reviver de maneira diferente? Seria possível ter vivido mais? Seria possível escrever uma história diferente?

Muitas histórias sobre nós estão contadas na vasta biblioteca, algumas infames e falaciosas. Seriam vidas possíveis?

Será que as possibilidades que tornaram-se realidade não foram necessárias?

Do amigo do outro blog.

Aline Grisa disse...

Vidas possíveis...
Possibilidades de vidaS...

Fiquei com medo e curiosa a respeito do que estaria escrito sobre a minha pessoa. Que fim terei??

Mas me preocupo em como devemos viver para chegar aos 85 anos e querer viver tudo, eu disse TUDO, novamente?