domingo, 19 de outubro de 2008

Profissionalismo!

TRABALHO DE CONFECÇÃO DE MÁSCARAS

Fernando H.F.P. Martins

EM BREVE UM SITE DE TODA PESQUISA!

Sem ressentimentos...

mas está realmente muito díficil a produção artística teatral do Rio Grande do Sul, mais precisamente Porto Alegre, cidade com ínumeros profissionais que apesar de serem altamente qualificados fazem um teatro medíocre.
Eu que sou do meio e não me canso de assistir a tudo e a todos, já não estou mais aquentando, o que dirá o público (se é que ele existe!)...
Não entendo como pessoas cada vez mais estudadas fazem um teatro cada vez menos engajado, não sabem o que querem dizer, não ousam, não tem cuidado com o que produzem, passam a viver dos financiamentos e montam com eles qualquer coisa.
Talvez devessem parar e pensar: o que quero enquanto artista? Quero continuar me vendendo, ou melhor, sobrevivendo das migalhas dos financiamentos apresentando a eles peças que não questionam absolutamente nada e assim tudo continua na "paz" aparente? Ou quero algo mais? Quero um desconforto, mas quero ser artista!
Escrevo pois não cabe mais em mim o descontentamento com o fazer teatral (falo também como platéia!). Não temos mais público, não temos mais grupos, não temos mais espetáculos...e se eu for conivente com tudo isso ( ou seja, não escrever!) dentro de pouco tempo não teremos mais é artistas.
Desculpem, mas eu também me sinto responsável por até agora não ter falado nada... Assim, vamos seguir sem ressentimentos... mas vamos parar pra pensar!